INFORMATIVO JURISPRUDENCIAL SEMANAL N. 194

O Informativo Jurisprudencial Semanal é publicado semanalmente, com 3 decisões relevantes da semana para o agronegócio brasileiro.

É gratuito e sempre será.

Conheça o DRJuris

Assinando o DRJURIS, às sextas pela manhã você recebe o Radar Jurisprudencial, com todas as decisões relevantes da semana.

E tem acesso a mais de 2.000 ementas selecionadas, para encontrar a decisão ideal de cada tema com rapidez e eficiência.

Fique atualizado com o Informativo Semanal - decisões relevantes para o Direito do Agronegócio brasileiro!

1) TJPR – PENHOR DE SAFRA – J. 20.10.2025

Direito processual civil. Agravo de instrumento. Execução de Título Extrajudicial. Penhora de safra agrícola. Inexistência dos bens dados em garantia. Impossibilidade de constrição. Recurso desprovido.I. Caso em exame1. Agravo de instrumento interposto contra decisão interlocutória que indeferiu pedido de penhora sobre safra agrícola dada em garantia em cédula rural pignoratícia.II. Questão em discussão2. Verificar a possibilidade de manutenção da penhora sobre safra de soja referente ao período agrícola de 2013/2014, prevista no título executivo.III. Razões de decidir3. A aplicação do art. 1.443 do Código Civil exige demonstração de frustração ou insuficiência da safra originária, bem como financiamento da safra subsequente ou notificação do devedor, o que não se verifica no caso.4. O penhor agrícola não possui natureza perpétua, sendo limitado a dois anos, prorrogável por igual período, conforme art. 7º da Lei nº 492/1937. Decorrido lapso superior a dez anos desde o ajuizamento da execução, sem efetiva constrição da safra originalmente garantida, revela-se inviável a pretensão de eternizar a eficácia da garantia.IV. Dispositivo5. Agravo de instrumento desprovido._______Dispositivos relevantes citados: CC, art. 1.443; Lei nº 492/1937, art. 7º.Jurisprudência relevante citada: n/a

 

2) TJSP – ALONGAMENTO DÍVIDA RURAL. TUTELA ANTECIPADA – J. 20.10.2025

Agravo de instrumento. Contrato bancário. Alongamento de dívida originada de crédito rural. Possibilidade. Súmula 298 STJ. O alongamento de dívida originada de crédito rural não constitui faculdade da instituição financeira, mas direito do devedor nos termos da lei. Frustração da safra. Laudo técnico suficientemente fundamentado com base em dados idôneos. Requisitos autorizadores do deferimento da antecipação de tutela recursal. Recurso provido.

 

3) TRF4 – REVISÃO CONTRATOS ANTERIORES – J. 22.10.2025

DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. APELAÇÃO CÍVEL EM EMBARGOS À EXECUÇÃO. CONTRATO BANCÁRIO. REVISÃO DE CLÁUSULAS. CDC. RECURSO DESPROVIDO. I. CASO EM EXAME:1. Apelação cível interposta contra sentença que julgou improcedentes os embargos à execução de título extrajudicial. Os apelantes buscam a revisão de contratos bancários, a limitação de juros remuneratórios, o afastamento da capitalização de juros e a descaracterização da mora. II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO:2. Há três questões em discussão: (i) a necessidade de juntada e revisão de contratos anteriores ao título executado; (ii) a aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor a contrato de financiamento para capital de giro de pessoa jurídica; e (iii) a abusividade de juros remuneratórios e do sistema de amortização Tabela Price. III. RAZÕES DE DECIDIR:3. A revisão de contratos anteriores ao título executado não é cabível sem a comprovação da correlação e a juntada dos instrumentos que se pretende revisar, conforme Súmula 286 do STJ. No caso, a Cédula de Crédito Bancário executada não apresenta indícios de constituir renegociação de dívidas anteriores. 4. As alegações referentes a eventuais ilegalidades encontradas no contrato que conforma o título executivo são formuladas apenas de maneira genérica pelos embargantes/apelantes, de forma que o recurso não merece provimento. IV. DISPOSITIVO E TESE:5. Recurso desprovido.Tese de julgamento: 10. A revisão de contratos bancários anteriores ao título executado exige a comprovação da correlação e a juntada dos instrumentos. ___________Dispositivos relevantes citados: CDC, art. 2º, art. 3º, § 2º, art. 4º, inc. I, art. 29, art. 51, § 1º; CPC, art. 85, § 2º; Lei nº 9.289/1996, art. 7º.Jurisprudência relevante citada: STJ, Súmula 93; STJ, Súmula 286; STJ, Súmula 297; STJ, Súmula 380; STJ, Súmula 381; STJ, REsp 1.061.530/RS, j. 22.10.2008; STJ, REsp 1.195.642/RJ, Rel. Min. Nancy Andrighi, 3ª Turma, j. 13.11.2012; STJ, REsp 963.852/PR, Rel. Min. Antonio Carlos Ferreira, 4ª Turma, j. 21.08.2014; STJ, AgRg no AREsp 492.130/MG, Rel. Min. Raul Araújo, 4ª Turma, j. 19.03.2015; STJ, AgInt no AREsp 555.083/SP, Rel. Min. Antonio Carlos Ferreira, 4ª Turma, j. 25.06.2019; TRF4, 5005542-58.2012.404.7108, 3ª Turma, Rel. Maria Lúcia Luz Leiria, D.E. 21.02.2013; TRF4, APELAÇÃO CÍVEL Nº 5003827-86.2022.4.04.9999, 3ª Turma, Rel. Juiz Federal Raphael de Barros Petersen, j. 04.08.2025; TRF4, AC 5003451-04.2021.4.04.7100, 3ª Turma, Rel. Vânia Hack de Almeida, j. 22.09.2022; TRF4, 5003687-36.2020.4.04.7117, 5ª Turma Recursal do RS, Rel. Giovani Bigolin, j. 30.05.2022

 

+11 decisões exclusivas!

 

Além das três decisões destacadas acima, nossos assinantes têm acesso exclusivo a todas as decisões selecionadas da semana, em seu inteiro teor.

 

No Radar Jurisprudencial desta semana, decisões sobre:

 

  • Títulos de crédito rural, CPR e execução: TJPR afasta penhora de safra por inexistência do bem e expiração do penhor agrícola (limite bienal prorrogável, Lei 492/1937); TJSP admite revisão contratual em embargos à execução de CPR financeira, limita juros a 12% a.a., invalida cláusula DI-Cetip (Súm. 176/STJ) e fixa mora em 1% a.a.; TJSP concede tutela para alongamento de dívida rural com laudo técnico idôneo (Súm. 298/STJ); TJMG mantém tutela que trata CCB com finalidade rural como crédito rural e assegura suspensão de exigibilidade para viabilizar prorrogação (Súm. 298/STJ); TJPR autoriza busca e apreensão de soja prevista em confissão/novação, apesar de penhor de 1º grau em favor de terceiro; TJSP em embargos à execução nega alongamento por falta de requerimento administrativo e mantém capitalização/remuneração previstas, mas reconhece excesso e descaracteriza mora com sucumbência proporcional.

 

  • Recuperação judicial e créditos no agronegócio: TJSP nega suspensão da execução durante o stay: crédito de insumos fornecidos por cooperativa a cooperado é ato cooperativo e extraconcursal, mesmo se instrumentalizado por confissão; TJPR mantém prosseguimento da execução contra empresa avalista e coobrigados: RJ do devedor principal não alcança fiadores/avalistas (art. 49, §1º, LRF; Tema 885/STJ).

 

  • Arrendamento, parceria e relações agrárias: TJPR invalida cláusula de eleição de foro em parceria agrícola por ausência de pertinência com domicílio/local da obrigação (art. 63, §1º, CPC); TJMG em divórcio sob comunhão parcial reconhece comunicabilidade da fazenda adquirida no casamento e partilha dos frutos da atividade rural (colheita de café), excluindo dívidas sem prova e impondo ônus sucumbenciais ao réu.

 

  • Seguro rural e responsabilidade no campo: TJPR mantém condenação em seguro agrícola por estiagem: carência cumprida, boa-fé objetiva violada pela negativa, e ausência de prova de manejo inadequado; TJPR reafirma cobertura por seca em apólice com LMI atrelado ao custo de produção estimado/aceito pela seguradora, rejeita reduções e ajusta honorários pela regra do proveito econômico.

 

  • Seguro rural e responsabilidade no campo: TJPR mantém condenação em seguro agrícola por estiagem: carência cumprida, boa-fé objetiva violada pela negativa, e ausência de prova de manejo inadequado; TJPR reafirma cobertura por seca em apólice com LMI atrelado ao custo de produção estimado/aceito pela seguradora, rejeita reduções e ajusta honorários pela regra do proveito econômico.

 

 

Não perca as atualizações jurisprudenciais mais relevantes!

Assine o DRJURIS e tenha acesso exclusivo ao Radar Jurisprudencial, com as decisões mais impactantes para o direito do agronegócio brasileiro.

RESPONSÁVEL PELA EDIÇÃO:
Dr. Tobias Marini de Salles Luz

Advogado e sócio – Lutero Pereira & Bornelli Advogados, fundador do Direito Rural e do DRJURIS.

Membro da UBAU; do CEDR e da Comissão de Direito Agrário da OAB/PR. Coordena a pós-graduação em Direito do Agronegócio pela ESMAFE/PR.

Com o DRJURIS você:

⚖️ Encontra a decisão ideal, com rapidez e eficiência

👉 são mais de 2.000 ementas de direito agrário

👉 manualmente selecionados

👉 e separados em temas e subtemas por nossos especialistas

📩 Recebe, às sextas pela manhã, o Radar Jurisprudencial

👉 uma seleção de decisões da última semana

👉 todos relevantes para o direito do agro!

🔍 Busca de forma inteligente, sem limites

⭐ Salva suas decisões favoritas para tê-las sempre ao alcance

Plano Premium + Radar Jurisprudencial

R$

21,97

por mês ou R$180,00 no plano anual

Gostaria de receber as próximas edições do Informativo Jurisprudencial Semanal?

MANTENHA-SE INFORMADO COM O

Informativo jurisprudencial semanal do agro

Receba às sextas-feiras pela manhã, 3 relevantes decisões da semana para o agronegócio brasileiro. É GRATUITO!

OU Receba em seu e-mail

AS DECISÕES COLACIONADAS TÊM APENAS CARÁTER INFORMATIVO E NÃO REPRESENTAM, NECESSARIAMENTE, OPINIÃO DO SITE DIREITO RURAL OU DO SEU AUTOR. DIREITOS AUTORAIS – TOBIAS MARINI DE SALLES LUZ E PORTAL DIREITO RURAL LTDA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇÃO E A CÓPIA PARCIAL OU INTEGRAL DO CONTEÚDO DESTE INFORMATIVO SEM PRÉVIA E EXPRESSA AUTORIZAÇÃO. É PERMITIDA A LIVRE DIVULGAÇÃO DESTE INFORMATIVO NO SEU FORMATO ORIGINAL (LINK ON-LINE).

AINDA NÃO É ASSINANTE?

Informativo Jurisprudencial apresenta 3 decisões relevantes da semana para o agronegócio brasileiro. É gratuito e sempre será.

 

Se você deseja ir além e acessar todas as decisões relevantes da semana, selecionadas por nossa equipe de advogados e com a referência completa, assine o DRJURIS e receba o Radar Jurisprudencial!

 

👉 Experimente por 30 dias grátis! Após, apenas R$21,97 por mês.

Plano Premium +
Radar Jurisprudencial

R$ 21,97 por mês
ou R$180,00 no plano anual
  • Radar Jurisprudencial Semanal
  • +2.000 decisões selecionadas
  • Busca por temas, subtemas e palavras-chave
  • Decisões favoritas